quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Você conhece o Cupuaçu?


O cupuaçu é um fruto que possui perfume forte e doce, apresenta forma esférica ou ovóide, mede até 25 cm de comprimento, chega a pesar mais de 1 Kg, tendo casca dura e lisa, de coloração castanho-escura. Das sementes do cupuaçu é feito o cupulate, o chocolate que substituiu o clássico cacau pelo seu primo, o cupuaçu.

O Estado do Pará produz anualmente 1.800 toneladas de polpa de cupuaçu e o Amazonas adquire 40 toneladas/ano para abastecer a Chocam, empresa que industrializa a polpa, na forma de bombons e geléias. O produto tem bom mercado externo.

Vitaminas encontradas no Cupuaçu

O cupuaçu contém vitaminas, minerais e pectina, uma fibra solúvel que ajuda a manter bons níveis de colesterol.As sementes de cupuaçu têm despertado o interesse dos cientistas e contêm proteínas que enriquecem outros alimentos. A gordura extraída é aplicada na indústria de cosméticos.As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, ácida e aromática, usada para fazer suco, sorvetes, vitaminas, doces, como musse, geléia, compotas, e licores.

Filtro Solar

Um filtro solar à base de óleo extraído da fruta do buriti ou da gordura da semente do cupuaçu deverá ser desenvolvido pela Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) em parceria coma Vita Derm para ajudar no combate e na prevenção ao câncer de pele. Empresa brasileira especializada na fabricação de produtos de beleza e estética, a Vita Derm deverá se aliar ao governo do estado, através da fundação de tecnologia, na luta contra o câncer de pele, responsável por 6% dos casos de câncer no Brasil.

Usos

Os melhores usos do cupuaçu são obtidos na forma de sorvetes, sucos e vitaminas, que são muito consumidos e admirados em todo o País. Doces à base de cupuaçu são também muito admirados, tais como a musse, compotas e geléias. Dentre outros usos importantes, acham-se o "vinho" (refresco sem álcool) e licores.

O cupuaçu é utilizado, também tradicionalmente, como ingrediente na confecção de bombons, que obtiveram reconhecimento em todo o País.Outro uso relevante do cupuaçu é na fabricação do cupulate, que é um produto cujo sabor se assemelha ao chocolate

Há diversos estudos científicos, tanto no Brasil quanto no exterior, que utilizam as sementes do cupuaçu e sua polpa para tratar doenças no trato gastro-intestinal. Essas pesquisas apontam também o uso do cupuaçu como antioxidante e base para desenvolvimento de produtos de beleza.

Cupuaçu e mais 18 frutas em um único suco antioxidante. Adquira já ou peça mais informações pelo email dietadasfrutas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Blog Widget by LinkWithin